Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

domingo, 22 de março de 2009

Creme gelado de manga temperado com açafrão


A sobremesa é sempre a chave de ouro para o encerramento de uma refeição. Nós, do Curry com Ginga, sugerimos que experimentem essa delícia feita com nossas mangas – vieram da Índia, mas atualmente são brasileiríssimas! Atenção, não se trata de uma mousse, mas de um creme e a grande surpresa visual, e de sabor, vem do açafrão hidratado em água de rosas. Surpreenda seus convidados!

Creme gelado de manga temperado com açafrão
(6 pessoas)

Ingredientes:

3 mangas maduras descascadas e picadinhas
Suco de um limão
Casca de 1/2 limão raladinha
1 colher de chá de açúcar mascavo
500 ml de creme de leite fresco batido em chantilly
3 folhas de gelatina incolor
1 xícara de café de água de rosas
1 colher de café de pistilos de açafrão

Preparo:

1. Hidrate as folhas de gelatina em um pouco de água e coloque-as em banho-maria para dissolverem.
2. Hidrate os pistilos de açafrão em água de rosas.
3. Num liquidificador bata os pedacinhos de manga, a gelatina dissolvida, o açúcar, suco de limão e a casquinha ralada.
4. Reserve cerca de meia xícara de chá do creme de manga para decoração.
5. Misture o creme de manga ao creme batido, atenção: não coloque açúcar no creme, as mangas são bem doces.
6. Coloque o creme final em bowls individuais e decore-os com o creme de manga reservado e os pistilos de açafrão hidratados.
7. Mantenha por cerca de 6 horas na geladeira e sirva.

terça-feira, 17 de março de 2009

Mix de temperos


Mix de temperos

Ingredientes:

1 pedaço com cerca de 4 cm de gengibre
4 dentes de alhos assados* ( o assado é opcional, como eu - Maria Luiza - tenho problemas com a digestão do alho, apesar de adorá-lo, ao assarmos o alho preservamos o sabor e facilitamos a digestão)
2 pimentas verdes sem sementes e picadinhas
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes e picadinha
¼ de noz moscada grosseiramente picada
¼ de colher de chá de canela em pó
¼ de colher de chá de sementes de coentro
¼ de colher de chá de sementes de mostarda
¼ de colher de chá de sementes de cominho
½ colher de chá de colorífico
½ colher de chá de curcuma
4 folhas de louro picadas
10 folhas de curry picadas
Azeite, o quanto baste, ou cerca de uma xícara de chá.

Preparo:

1.Coloque todos os ingredientes secos numa frigideira em fogo brando e sem óleo, aguarde, mexendo sempre até sentir a liberação dos aromas
2. Em um processador, ou liquidificador, coloque todos os ingredientes, inclusive os da “tostados” da frigideira. Bata por cerca de dois minutos
3. Vá adicionando o azeite aos pouquinhos para obter uma pasta.

Dicas: 
Alhos assados são deliciosos!!! Passe-os, com casca, em um pouquinho de azeite e os coloque em uma assadeira, em forno forte, até dourarem. Esmague-os e curta essa polpa doce e condimentada.

Bolinho de arroz basmati


Foi pensando em comidinhas de boteco (veja o post sobre samosinhas abaixo) que resolvemos criar esse bolinho de arroz inspirado nas cores e sabores da Índia. Trocamos o nosso arroz pelo indiano -- o basmati* --  e demos vida aos bolinhos (aqui bem amarelinhos por causa da curcuma) com sementes de cominho e coentro. E, porque por aqui gostamos mesmo é de mesclar culínarias, recheamos os nossos bolinhos com queijo de minas fresco. Dá para imaginar um bolinho de arroz com mais ginga do que esse? Experimente e nos diga!

Bolinho de arroz basmati
(aproximadamente 30 unidades)

Ingredientes:

2 xícaras de arroz basmati
4 xícaras de água
2 folhas de louro
1 colher de chá de manteiga
1 colher de chá de curcuma
2 ovos
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de cebolinha picada
1/2 xícara de salsinha picada
1/2 colher de chá de sementes de cominho moidas
1 colher de chá de sementes de coentro moidas
1 colher de chá de pimenta branca moida
4 colheres de sopa de farinha de rosca
1/4 de colher de chá de fermento
cubinhos de queijo de minas fresco
Sal a gosto
óleo de girasol para fritar

Preparo:

1. Lave o arroz com água fria, escorra-o e deixe-o de molho em um recipiente com 2 xícaras de água por no mínimo 10 minutos.
2. Ferva o restante da água em uma panela funda. Quando a água estiver fervendo, adicione a manteiga, sal, as folhas de louro e a curcuma. Junte em seguida o arroz. Quando o arroz estiver mácio (o arroz cozinhara em mais ou menos 4-5 minutos), escorra-o se ainda haver água na panela, retire as folhas de louro e reserve-o. 
2. Em um bowl, junte o restante dos ingredientes (fora o queijo minas) e à seguir o arroz e misture tudo muito bem. 
3. Usando essa mistura, prepare bolinhas e recheie cada uma com um cubinho de queijo minas. 
4. Frite as bolinhas em óleo quente até dourarem. 

Dicas:

* O arroz basmati, usado tradicionalmente na cozinha indiana, pode ser achado em supermercados em São Paulo. De grão mais longo e sabor suave, o arroz basmati é especialmente aromático e soltinho. Perfeito para os nossos bolinhos de arroz!

domingo, 15 de março de 2009

Chutney de caqui

A partir da segunda metade do século XIX, com as restrições ao tráfico, os governantes do Brasil deram-se conta de que um enorme problema se anunciava: como manter a produção agrícola sem escravos? O país era essencialmente exportador de matérias primas (açúcar, café), e sua produção dependia do trabalho escravo. Tentando solucionar a questão, acabou por optar-se por uma política de incentivo às imigrações. Para cá vieram imigrantes europeus e asiáticos. A imigração japonesa tem seu marco com a chegada do navio Kasato Maru em 1908. Hoje em dia, graças a esses primeiros imigrantes, podemos apreciar as excelências da culinária japonesa bem como deliciarmo-nos com nosso outonal caqui, também chamado diospiro em Portugal.
O termo chutney vem da palavra chaat-na que, em indiano, quer dizer lamber - ou seja, um chutney é algo tão bom que nos faz lamber os dedos. Os colonizadores ingleses, que  por sinal adoram, até hoje, a culinária indiana transformaram-na em chutney. Ao pensarmos em chutney, muitas vezes, assumimos o nome como um sinônimo de uma condimentada geléia de manga. Porém é bom esclarecer que existem muitos chutneys que são fresquíssimos, isto é, são uma mistura de ingredientes (ervas, etc..) crus e que devem ser feitos e consumidos imediatamente. Chutney não quer dizer geléia condimentada...Apesar de poder também ser!
Nós, no Curry com Ginga, testamos e aprovamos esse chutney global: nossa outonal fruta, proveniente da China e que nos chegou por meio da imigração japonesa, preparada com uma técnica indiana para a elaboração de uma geléia que é chamada de chutney pelos ingleses. UFA!!! Isso é globalização!!! Aproveitem e comentem!

Chutney de caqui

Ingredientes:

6 caquis maduros sem pele e picadinhos*
1 colher de sopa de óleo
1 pimenta malagueta seca
2 grãos de pimenta do reino
1 pitadinha de semente de cominho
1 pitadinha de semente de mostarda
1 pitadinha de semente de cebola (também conhecido como nigela)
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de açúcar mascavo
¼ de colher de chá de páprica picante
suco de um limão
1 colher de chá de castanhas de caju torradas e picadas

Preparo:

1. Aqueça o óleo, em uma frigideira antiaderente, em fogo brando. A seguir coloque as pimentas, o cominho, a mostarda e a nigela.
2. Sempre mexendo aguarde cerca de 3 minutos para a liberação de sabores e perfumes.
3. Então adicione o sal, o açúcar, a páprica e o suco de limão. Ferva por alguns segundos.
4. Coloque na frigideira 2/3 dos caqui picadinhos, mexa por cerca de 5 minutos e teste o sal.
5. Salpique, antes de servir, cebolinha fresca picadinha e a castanha de caju.
6. Deixe esfriar um pouco e em seguida coloque o restante do caqui. Este é um chutney que, apesar de muito saboroso, é também extremamente delicado. Fica divino ao lado de um peixe!

Dicas: 

*Para retirar a pele dos caquis coloque-os, com o cabinho, em água fervente por alguns segundos e a seguir mergulhe-os em água gelada. 

sexta-feira, 13 de março de 2009

Samosinhas

Nós do Curry com Ginga amamos um bom boteco. Da atmosfera descontraída aos chopes gelados ou caipirinhas, não há nada melhor do que passar um sábado a noite num barzinho gostoso com os amigos. E foi pensando nessa tradição brasileira que resolvemos trazer a vocês uma receita inusitada : samosinhas recheadas com palmito ou batatas. Inspiradas nas samosas indianas, (que lembram distantemente rolinhos primavera ou talvez os nossos pastéis) as nossas samosinhas são uma inovação na clássica "comidinha de boteco" e um acompanhamento ideal para muitas conversas.

Samosinhas
(rende aproximadamente 36 samosinhas
)

Ingredientes:

Massa filo (compre-a pronta)
Papel manteiga
Manteiga clarificada
2 pedaços de palmito em conserva bem picadinhos
2 batatas picadinhas
50 gr de ervilhas frescas
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
125ml de leite
1 limão
1 cebola picadinha
2 folhas de louro
1 colher de chá de sementes de cominho grosseiramente amassadas
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes e bem picadinhas
¼ de colher de chá de sementes de mostarda grosseiramente amassadas
¼ de colher de chá de sementes de coentro grosseiramente amassadas
2 colheres de sopa de coentro fresco picadinho
1 colher de sopa de hortelã picada
1 colher de sopa de cebolinha verde picada
sal e pimenta do reino

Preparo:

Em primeiro lugar faremos os dois recheios.

Recheio de Palmito
1. Coloque numa panela uma colher de sopa de manteiga clarificada, metade da cebola picadinha e as folhas de louro. Tampe-a e deixe-a em fogo baixo até as cebolas estarem transparentes.
2. Coloque a seguir a farinha de trigo, e mexa até que comece a dourar.
3. Mexendo sempre, adicione o leite aos poucos à mistura. Você deve obter um creme bem espesso.
4. Adicione o palmito bem picadinho e tempere com sal e pimenta do reino. Retire do fogo e reserve.

Recheio de Batatas
1. Cozinhe as batatas em água e sal até que fiquem bem macias. Escorra-as.
2. Cozinhe as ervilhas em água e sal. Escorra-as.
3. Em uma frigideira, doure o restante das cebolas em uma colher de manteiga clarificada.
4. Numa vasilha coloque as batatas, ervilhas, a cebola dourada, 3 colheres de sopa de suco de limão, as especiarias e os temperos picadinhos. Tempere com sal e mexa bem para que todos os temperos se mesclem.

Preparando as samosinhas:

1. Seguindo o processo que se vê no vídeo abaixo, enrole as samosinhas em faixas de massa filo, com aproximadamente 4 cm x 13 cm. 
2. Coloque cada samosinha em uma assadeira untada com manteiga, pincele-as com manteiga derretida e asse-as no forno pré-aquecido a 180 graus Celsius por cerca de 15-20 minutos até que estejam douradas. 


quinta-feira, 12 de março de 2009

Salada de beterraba apimentada

Aqui, no Curry com Ginga, adoramos beterrabas. Afinal de contas, além de serem super nutritivas (são uma fonte natural de vitamina C, A, potássio, ferro e fibras) elas são deliciosas e enfeitam qualquer prato. Se você também é fã da beterraba, experimente essa salada levemente apimentada que além de versátil é uma ótima pedida nesse verão.

Salada de beterraba apimentada:
(4 pessoas)

Ingredientes:

600 gr de beterrabas cozidas, peladas, e cortadas em cubos
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho bem picado
1 colher de chá de gengibre picado
1 colher de chá de semente de cominho
1 colher de chá de semente de coentro
1 colher de chá de pimenta calabresa em flocos
100 ml de leite de coco
1/4 de colher de chá de sementes de cardamomo moídas
suco e raspas de um limão
coentro fresco grosseiramente picado
sal grosso e pimenta a gosto
folhas de baby rúcula e agrião (opcional)

Preparo:

1. Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue o alho, o gengibre, as sementes de cominho, as sementes de coentro e a pimenta calabresa por aproximadamente 2 minutos.
2. Adicione a beterraba, o leite de coco, o cardamomo e as raspas e suco de limão e deixe cozinhar por aproximadamente 3 minutos.
3. Transfira a beterrabas para um recipiente limpo, adicione o coentro, e tempere a salada com sal e pimenta a gosto.
4. Sirva a beterraba a seguir, ou, como uma outra opção e deliciosa opção, deixe-a esfriar, escorra o excesso dos líquidos , e sirva-a com folhas de baby rúcula e agrião temperadas com um fio de azeite e vinagre balsâmico.

Dica:
A beterraba ficará ainda mais saborosa se deixada para marinar de um dia para o outro. Portanto, se você decidir servir a beterraba fria com as folhas verdes, prepare a beterraba no dia anterior e somente no dia do uso escorra os líquidos em excesso.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Curry de camarão com pupunha na manteiga










Curry de camarão... ou camarão ao curry? É comum acharmos que se trata apenas de uma questão de estilo. Cometemos esse "pecadinho" com muita frequência! O curry, que podemos achar à venda em muitos locais, nada mais é que um masala, que se tornou muito popular! Podemos encontrar ou preparar uma infinidade de misturas de especiarias... Pense em quantas diferentes possibilidades existem caso façamos mudanças apenas nas proporções de um determinado grupo de temperos escolhido? Para os indianos, o curry é no fundo um ensopado. Nosso mineiríssimo frango com quiabo é um curry! Já de posse do conceito, você pode surpreender seus amigos oferecendo esse curry de camarão cujo sabor intenso e discretamente apimentado é valorizado pela suavidade da pupunha. 

Curry de camarão com pupunha na manteiga
(4 pessoas)

Ingredientes:

12 camarões VG frescos e limpos
suco de um limão
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 dente de alho picadinho
1 colher de chá de gengibre picadinho
100 ml de purê de tomate
1 xícara de chá de água
3/4 pimentão verde, médio, picadinho
1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picadinha
1 colher se sopa de garam masala
100 ml de leite de coco
1 colher de sopa cheia de coentro picado
3 colheres de sopa de óleo vegetal
1 xícara de café de castanhas de caju torradas e picadinhas
1 pupunha cortada em julienne longa
50 gr de manteiga
2 colheres de sopa de cheiro verde picado
Sal e pimenta-do-reino

Preparo:
(tentamos orientar “chefs” iniciantes a preparar a pupunha e o camarão simultaneamente)

1. Lave bem os camarões, seque-os e tempere-os com sal e pimenta-do-reino.
2. Em uma frigideira funda coloque o óleo e, em fogo brando, acrescente a cebola, o alho e o gengibre.
3. Quando os temperos estiverem quase dourados junte o garam masala e mexa por cerca de 2 minutos.
4. Aumente o fogo e adicione o purê de tomate, o pimentão picadinho, a pimenta dedo-de-moça e a água.
5. Tampe a frigideira e deixe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, quando o molho estiver cozido adicione o leite de coco, metade das castanhas de caju picadinhas e metade do coentro picado.
6. Coloque a pupunha em bastante água fervente ( como se fosse cozinhar uma pasta) com sal por cerca de 5 minutos.
7. Escorra-a.
8. Aumente o fogo e coloque o suco de limão. Quando o molho estiver bem quente adicione os camarões. Mexa por cerca de cinco minutos.
9. Salteie a pupunha em manteiga derretida, misture o cheiro verde.
10. Coloque num prato uma porção de pupunha e sobre ela os camarões.
11. Salpique o restante das castanhas de caju e do coentro. 

Dica:
O cozimento dos camarões é rápido para que não fiquem borrachudos!

sábado, 7 de março de 2009

Pão de queijo especial









Pães de queijo... Com um bom café, pode ser degustado puro ou recheado com geléias, queijos, ou até requeijão. Desavergonhadamente partido ao meio e repleto de manteiga, ele antecede as fumegantes carnes vindas da grelha. Não importa como você o prefere, ele é um presente de Minas Gerais. A essência de nossa receita nos foi passada por uma mineiríssima funcionária-amiga de um hotel em Tiradentes, (MG) - cidade e hotel paradisíacos. Aqui, fizemos uma deliciosa versão oriental que é uma boa opção para entreter seus convidados antes do churrasco-tandoori. Experimente, comente e critique!

Pão de queijo especial

(aproximadamente 40 pãezinhos)

Ingredientes:

300 gr de polvilho doce
1/2 colher de sopa de sal
80 ml de óleo + uma colherinha de café de manteiga noisette
125 ml de leite
125 ml de água
1/4 de um queijo meia cura ralado
2 ovos
½ colher de chá de garam masala ou de um bom curry ( atenção os sabores serão diferentes)

Preparo:

1. Coloque o polvilho em uma bacia grande.
2. Misture o sal e o garam masala ou curry.
3. Em uma panela coloque para ferver o leite, o óleo e a água.Já fora do fogo acrescente a manteiga.
4. Despeje essa mistura de líquidos ferventes aos ingredientes secos da bacia.
5. Mexa por cerca de dez minutos (se você tiver uma bateteira semiprofissional pode usá-la).
6. Quando já estiver morno adicione o queijo e os ovos batidos. Novamente, trabalhar a massa é essencial, você estará liberando o amido do polvilho. Quando ela não mais se grudar em suas mãos, deixe a massa repousar por uma hora.
7. Faça bolinhas e coloque-as em forma untada.
8. Leve-as ao forno pré-aquecido a 180 graus Celsius por cerca de 30 minutos.

Dica:
Os pães de queijo crus podem ser congelados! Faça as bolinhas e as coloque em uma assadeira no freezer, quando estiverem congeladas armazene-as em um saco plástico com vedação.
Importantíssimo: pão de queijo requentado é muito ruim!!! Ao serem assados devem ser imediatamente consumidos.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Garam masala

Masala, na Índia, quer dizer uma mistura de especiarias que se transformam em um tempero. Usado no preparo de curries (que significam ensopados) e outros pratos, os masalas (como o garam masala) fazem parte dos ingredientes fundamentais para o preparo de comidas indianas. Aqui no Curry com Ginga vamos usar frequentemente o garam masala (que quer dizer um tempero que aquece), e, portanto resolvemos colocar aqui a receita para quem quiser prepará-la em casa. Para quem não tiver tempo ou ânimo, damos a dica de que o tempero é comercializado no Brasil pela Bombay Spices & Herbs. 

Garam Masala:

Ingredientes:

6 gr de canela
6 gr de cravo
6 gr de pimenta preta
2 gr de sementes de cardamomo
1 folha de louro
3 gr de sementes de coentro
3 gr de sementes de cominho

Preparo:

1. Numa frigideira, aqueça todas as sementes, o cravo e a pimenta até estarem ligeiramente tostados. 
2. Em seguida, em um processador (ou com um pilão) moa todas as sementes e depois o resto dos ingredientes. 
3. Guarde seu masala em um recipiente bem fechado e mantenha-o na geladeira. O tempero durará aproximadamente 6 meses. 

Dica:
Quando na Índia se prepara o garam masala, é comum cada cozinheiro/a adicionar temperos de sua escolha. Então, se tiver gostado dessa receita, porque não tentar uma versão própria? Que tal, por exemplo, com sementes de erva-doce?

Frango tandoori

Nesse fim de semana, quem estiver afim de churrasco não deve deixar de experimentar essa receita de frango tandoori que não só é saborossísima mas também facílima de preparar. O frango tandoori é um prato tradicional indiano preparado em um forno de argila (tadoor em indiano) e que consiste de coxas de frango sem pele marinadas em iogurte e especiarias. Porque a temperatura dentro do tandoor chega a atingir aproximadamente 500 graus Celcius, o frango cozinha rapidamente e fica deliciosamente macio. Já que nós brasileiros não temos tandooris em casa, uma boa alternativa é preparar o frango na churrasqueira. Para quem não tiver churrasqueira, vale também assar o frango no forno. Seja como for, essa receita é imperdível. 

Frango tandoori

Ingredientes:

4-6 coxas com sobrecoxa de frango sem pele
300 ml de iogurte natural
1 colher de chá de gengibre ralado
2 dentes de alho esmagados
1 colher de chá de garam masala (veja o post com a receita acima)
2 colheres de chá de coentro em pó
1/2 colher de chá de cominho em pó
1/4 de colher de chá de curcuma
1 colher de sopa de paprika picante (ou mais se preferir o frango mais picante)
1/2 colher de sopa de colorífico (vendido como colorau e que na verdade é nosso urucum)
4 colheres de sopa de suco de limão
Sal e pimenta a gosto

Preparo:

1. Limpe o frango, tempere com sal e pimenta, e faça cortes em cada coxa para que o frango absorva melhor a marinada. 
2. Em uma tigela, misture todos os outros ingredientes. Tempere com sal e adicione o frango a essa mistura. Se possível, deixe o frango marinando no dia anterior ao seu preparo. Se isso não for possível, deixe-o marinando por no mínimo uma hora. 
3. Asse o frango na churrasqueira ou no forno pré-aquecido a 200 graus Celcius por volta de 20 minutos.  

Mandioquinha Bombay

Se você estiver no Reino Unido, poderá encontrar nos supermercados pacotinhos com os temperos secos usados no preparo de "Bombay Potatoes", que são batatas preparadas com tomates e especiarias. Os britânicos, após séculos de dominação da Índia, levaram para casa o gosto pelos sabores orientais. Encontramos poucas referências para podermos, categoricamente, afirmar que as "Bombay Potatoes" pertencem à cultura indiana. De qualquer forma, o uso da mandioquinha em substituição às batatas, nos dá um resultado de cores e sabores brasileiros e indianos. 
Experimente e comente! Elas ficam deliciosas acompanhando um rosbife suculento. 

Mandioquinha Bombay

Ingredientes:

2 colheres de chá de óleo vegetal
500 gr de mandioquinha descascada, cortada em cubinhos e levemente cozidas em água e sal
1 folha de louro
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 pedaço de aproximadamente 2 cm de gengibre ralado
1 cebola média picada
1/2 colher de chá de curcuma
1 colher de chá de coentro em pó
1/2 colher de cha de "chille powder" *
Sal a gosto
1 colher de chá de suco de limão
1 colher de sopa de coentro fresco picado
1 dente de alho picado
250 gr de tomates cereja em fatias
1/2 colher de chá de extrato de tomate
1/4 de pimenta dedo de moça, sem sementes, bem picadinha
1/2  xícara de chá de água

Preparo:

1. Aqueça o óleo numa frigideira funda e adicione a folha de louro e as sementes de mostarda. Dica: tampe a frigideira ou as sementes saltarão para fora. Esse processo libera os aromas da mostarda e do louro. 
2. Adicione o gengibre, a cebola e o alho. Deixe'os fritar até que a cebola esteja dourada. 
3. Adicione todos os temperos em pó. 
4. Adicione os tomates picados, o extrato de tomate e a mandioquinha. Coloque a água e mexendo de quando em quanto espere até que a mandioquinha acabe de cozinhar. 
5. Quando o molho estiver reduzido adicione o coentro, enfeite com os mini pedacinhos de pimenta e sirva quente. 

* O chille powder usado aqui é aquela comercializado pela Bombay Spices & Herbs. 

quinta-feira, 5 de março de 2009

Beijinho de coco com cardamomo

"Que beijinho doce/ Foi ela quem trouxe/ De longe prá mim/ Se me abraça apertado/ Suspira dobrado/ Que amor sem fim." 
Nhô Pai

Aqui no Curry com Ginga não podia faltar uma versão desse docinho cujo ingrediente principal, o coco, é tão usado na cozinha brasileira quanto na indiana. Na nossa interpretação (inspirada nos doces de lá) o beijinho vem temperado de cardamomo moído. Original do sul da Índia, o cardamomo traz um leve aroma de eucalipto e lima aos alimentos e é usado no preparo tanto de pratos salgados como doces. Na nossa receita, o cardamomo dá um toque especial aos beijinhos sem alterar demais o sabor original desse docinho típico brasileiro. 

Beijinho de coco com cardamomo
(Rende aproximadamente 30 unidades)

Ingredientes:

600 gr de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
4 colheres de sopa de leite de coco
2 colheres de sopa de coco seco ralado
1/4 de colher de chá de cardamomo moído*

Preparo:

Em uma panela, aqueça o leite condensado, o leite de coco, a manteiga e o cardamomo moído em fogo baixo. Mexendo sempre, espere a mistura espessar. Quando o doce estiver desgrudando do fundo da panela, desligue o fogo e misture o coco ralado. 
Espere a mistura esfriar e enrole os beijinhos, passando-os em coco ralado seco. 

* Não compre o cardamomo já em pó. Moa o cardamomo em casa com um pilão e descarte a casca ou reserve-a para decorar os beijinhos depois. 

quarta-feira, 4 de março de 2009

Sopa de pepino com feno grego

Uma sopa gelada é uma boa pedida para os dias quentes de verão. Seja como prato principal, dependendo do apetite, seja como uma fantástica entrada. Apresentamos a vocês uma sopa de pepino que se destingue pelo uso do feno grego, ingrediente muito comum na culinária indiana. O feno grego é nativo na Índia e no sul da Europa e podemos utilizar suas folhas ou suas sementes moídas. Ele possui um sabor amargo-doce que encanta e nos leva a viajar pelo imaginário da gastronomia do oriente. 
Experimente nossa sopa gelada, levíssima, nutritiva e que mostra bem o espírito do nosso blog. Você pode prepará-la em cinco minutos!

Sopa de pepino com feno grego
(2 pessoas)

Ingredientes:

350 ml de caldo de legumes ou galinha
1 pepino médio descascado e cortado em cubos grandes
1 pote (200gr) de iogurte natural
1/4 de colher de chá de feno grego em pó*
1/4 de colher de chá de "chille powder" **
2 colheres de sopa de folhas de hortelã
sal a gosto
2 ramos de hortelã para decorar

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque na geladeira para gelar. 
Sirva gelada, e enfeite com os ramos de hortelã. Se quiser acompanhe-a com torradas de pão sírio. 

* Encontra-se o feno grego em empórios especializados em produtos orientais e é também comercializado pela Bombay Spices. 
** É comum o uso, nos pratos da culinária indiana, o chilli powder, pimenta malagueta seca e moída. Usamos aqui uma versão "mexicana" oferecida pela Bombay Herbs & Spices