Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Curry vegetariano de grão-de-bico









Testamos e apresentamos para vocês uma receita tradicional da India feita com grão-de-bico. É uma receita familiar: há mais de quatro gerações é transmitida, e ela nos foi dada pela mãe de um queridíssimo amigo indiano. Nossa única modificação foi a inclusão de um pouco de salsinha na finalização. Garantimos que fica uma delícia!

Curry vegetariano de grão-de-bico

(Chana Masala)

(4 pessoas)

Ingredientes:

250 gr de grão-de-bico

50 gr tamarindo ou 15 gr de pasta de tamarindo

120 ml água fervendo

3 colheres de sopa óleo vegetal

1/2 colher de chá de sementes de cominho

1 cebola bem picadinha

2 dentes de alho bem picadinhos

2.5 cm de gengibre – rale-o

1 pimenta dedo-de-moça

1 pimenta verde picadinha

1/2 colher de chá de cominho em pó

1/2 colher de chá de coentro em pó

1/4 colher de chá de cúrcuma

1 colher de chá de sal

25O gr de tomates sem pele e sem sementes bem picados

1/2 colher de chá de garam masala

1 pimenta verde picadinha, para enfeitar

salsinha picadinha, para efeitar

Preparo:

  1. Deixe o grão-de-bico de molho em água por cerca de 12 horas.
  2. Escorra a água do grão-de-bico e coloque-o numa panela grande com o dobro de volume de água. Deixe ferver por cerca de 10 minutos.
  3. Com o auxílio de uma escumadeira remova toda a espuma que se formou. Abaixe o fogo e cozinhe o grão-de-bico até ficar macio.
  4. Retire a casca do tamarindo e deixe-o hidratar em água fervendo, ou se você estiver utilizando a pasta de tamarindo deixe-a hidratar em um pouquinho de água fervendo. Passe o tamarindo ou sua pasta por uma peneira para eliminar os caroços e as fibras.
  5. Aqueça o óleo em uma frigideira de fundo grosso e frite as sementes de cominho por cerca de dois minutos. Adicione a cebola, o alho, o gengibre e as pimentas. Refogue por cerca de 5 minutos. Coloque o cominho em pó, o coentro, a cúrcuma e o sal, mexa sempre por mais 3 minutos. Adicione os tomates picadinhos, tampe a panela e deixe cozinhar, em fogo brando, por cerca de 10 minutos, mexendo de quando em quando. Caso sinta que o refogado está muito seco adicione um pouco d’água.
  6. Escorra o grão-de-bico e junte-o ao refogado de tomates. Misture bem e coloque o garam masala e a polpa de tamarindo. Tampe e em fogo baixíssimo deixe que os sabores se incorporem por cerca de 15 minutos.
  7. Acerte o sal.
  8. Ao servir salpique a pimenta e a salsinha picadinhas.
Dica: Esta é uma receita que você pode preparar de véspera, fica muito mais saborosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário