Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Croquetes de frango condimentados

Aos amgios, 
Estivemos sem postar receitas essas últimas semanas. Não foi preguiça não! Nosso blog é feito a quatro mãos, Julia e Maria Luiza. Graças às maravilhas da tecnologia o fato de uma viver no Brasil e outra no Reino Unido não nos atrapalha, muito pelo contrário, buscamos combinar culinárias e na falta de uma viagem à Índia, o antigo império britânico fornece-nos uma rica experiência de sua antiga colônia! Passei os últimos 18 dias no Reino Unido onde pudemos, juntas, nos dedicar a uma intensa pesquisa de temperos para enriquecer nossas receitas. Nossa experiência também envolveu saborear maravilhas da culinária indiana, seja preparada em fantásticos restaurantes seja aquelas preparadas por maravilhosos chefs amadores. Nos próximos dias postaremos receitas onde a identidade gastronômica será mantida, criar receitas fusion é nossa principal intenção, porém algumas receitas devem ser mantidas em sua absoluta autenticidade. Fugindo do tema Índia-Brasil, fomos jantar em um restaurante em Edinburgh, que recebe, há algum tempo, estrela Michelin, absolutamente maravilhoso! O chef, que comanda pessoalmente a cozinha, dá vida à culinária britânica, com ênfase em produtos naturais e da estação, baseada em técnicas da culinária francesa. No caso de visitarem esta linda cidade escocesa não percam a experiência de sabores de uma refeição no The Kitchin: http://www.thekitchin.com.  Mas também cozinhamos!!! Servimos para indianos, ingleses e escoceses um pouco de comidinha de boteco: nossos bolinhos de arroz basmati (a receita já está no blog) e uma novidade – croquetes de frango condimentados. Para beber havia caipirinhas, batidas e deliciosas cervejas. Sucesso total!

Croquetes de frango condimentados

Ingredientes:

Recheio:
2 peitos de frango sem pele mas com o osso
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 talos de salsão picados
1 alho poró
1 cenoura grande picada
2 folhas de louro
1 ramo de tomilho
3 ramos fartos de salsinha
1 e ½ litros de água
sal e pimenta do reino

Massa:

(observe que a massa que estamos preparando é a mesma que usamos para rechear as samozinhas do post anterior)
2 batatas picadinhas
50 gr de ervilhas frescas
1 cebola pequena picadinha
1 limão
1 colher de chá de sementes de cominho grosseiramente amassadas
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes e bem picadinhas
¼ de colher de chá de sementes de mostarda grosseiramente amassadas
¼ de colher de chá de sementes de coentro grosseiramente amassadas
2 colheres de sopa de coentro fresco picadinho
1 colher de sopa de hortelã picada
1 colher de sopa de cebolinha verde picada
sal e pimenta do reino
Finalização:
2 ovos bem batidos
Farinha de rosca ( de boa qualidade!)
Óleo vegetal para fritar

Preparo:


1. Coloque todos os ingredientes do recheio em uma panela funda, em fogo alto, deixe levantar fervura e com a ajuda de uma escumadeira elimine os “branquinhos” que se formarem no início da fervura. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe o frango cozinhar até que a carne esteja se desfiando.
2. Separe os peitos de frango (o caldo que sobrou pode ser coado e congelado).Desfie o frango e elimine os ossos.
3. Cozinhe as batatas em água e sal até que fiquem bem macias. Escorra-as.
4. Cozinhe as ervilhas em água e sal. Escorra-as.
5. Coloque uma colher de manteiga clarificada em uma frigideira e doure a cebola picadinha.
6. Coloque em um processador as batatas, ervilhas cozidas, a cebola dourada, 3 colheres de sopa de suco de limão, as especiarias e os temperos picadinhos. Tempere com sal e pimenta do reino.
7. Unte as mãos com um pouquinho de manteiga e abra um pouco da massa, recheia-a com frango desfiado e molde bolinhas.
8. Passe as bolinhas no ovo batido e a seguir na farinha de rosca.
9. Frite-as em bastante óleo quente, até estarem douradas. Escorra-as sobre papel toalha para que fiquem sequinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário