Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Espetinho Tai de camarão e manga

Eu, Julia, que moro na Escócia, não tenho acesso fácil a frutas tropicais como mangas ou maracujás e morro de saudades do Brasil por esse e outros motivos. Imagine então a minha alegria quando soube que os pais de meu namorado (que é indiano) haviam nos mandado pelo correio uma caixa com não uma, mas duas duzias de mangas! Com as mangas recebidas e aprovadas, resolvi então tentar uma receita de espetinho de camarão com influência tailandesa. Os camarões não só ficaram deliciosos como também foram facílimos de preparar. A conclusão: se você tiver acesso a boas mangas, não deixe de experimentar essa receita. 

Espetinho Tai de camarão e manga

Ingredientes:

20 camarões médios
espetos de madeira
2-3 mangas, em cubos
1 punhado de vagens, cozidas 
1 pepino grande, em rodelas finas
1 pimenta dedo de moça, sem sementes, picada
1 punhado de cebolinha, picado
sementes de gergilim para decorar

Marinada:

1 pedaço de aproximadamente 3 cm de gengibre fresco, picado
coentro fresco, grosseiramente picado
1 pimenta dedo de moça, sem sementes, picada
4 colheres de sopa de suco de limão
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa shoyu
1 colher de sopa de mel
1 dente de alho, amassado
1 colher de sopa de óleo de gergilim torrado

Preparo:

1. Junte todos os ingredientes da marinada em um bowl. Reserve
2.  Monte os espetinhos, intercalando um camarão e um cubo de manga. Reserve. 
3. Em uma frigideira, torre levemente as sementes de gergilim. Reserve.
4. Monte a salada usando o restante dos ingredientes. Tempere com metade da marinada e misture bem. 
5. Em uma frigideira, cubra espetinhos de camarão e manga com o restante da marinada e grelhe cada espetinho por aproximadamente 2 minutos de cada lado em fogo alto. Atençao: os camarões cozinham rápidamente e podem se tornar borrachudos se grelhados por muito tempo. 
6. Monte cada prato pondo parte da salada, dois ou tres espetinhos, cobrindo tudo com o que sobrou de molho na frigideira e decore com as sementes de gergilim torradas. 

Dica:
Se você não tiver paciência para montar os espetinhos, não se aflija. Junte as mangas, os camarões e a marinada e grelhe tudo junto em uma frigideira. O resultado pode não ser visualmente o mesmo, mas o sabor com certeza é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário