Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

terça-feira, 21 de abril de 2009

Vol-au-vents recheados de espinafre ao feno-grego


Sábado passado reunimos alguns amigos e oferecemos um almoço “curry com ginga”. Tudo ocorreu de forma muito agradável e divertida. No dia seguinte uma amiga querida, ao comentar o almoço, disse que o encontro estava repleto de harmonia. Não é a primeira vez que escutamos e vivenciamos sobre a harmonia em torno de uma refeição fusion, indiana-brasileira, culinária que induz à paz? Bom, esse é um assunto para muitas análises... Deixando de lado a filosofia vamos ao cardápio:
Servimos para petiscar, acompanhado de um maravilhoso champagne ( trazido por um amigo), mini vol-au-vents recheados com um curry de espinafre. A refeição foi um Biryani de cordeiro, sem nenhuma ginga, como já dissemos a perfeição de algumas receitas não comporta inovações, acompanhado de pão naan e duas raitas – pepino e hortelã. Finalizamos com uma sobremesa que é ginga pura: um cheese cake, montado em copo, com cobertura de goiaba: um Romeu e Julieta cosmopolita! Para não cansarmos nossos amigos, nós postaremos as receitas uma a cada dia.

Deixando de lado a conversa vamos a elas.


Mini vol-au-vents recheados com espinafre ao feno-grego

Ingredientes:

Massa:

Uma embalagem (em média 18) de mini vol-au-vents congelados
Um ovo
Uma colher de sopa de creme de leite

Recheio:

120 gr de ricota
400 gr de folhas de espinafre
½ xícara de café de água
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola pequena em cubinhos
1 pedaço de gengibre fresco com cerca de 3 cm de comprimento, bem picadinho
½ pimenta dedo de moça sem sementes micro picadinha
¼ de colher de chá de sementes de cominho
¼ de colher de chá de feno-grego
1 xícara de café de purê de tomates
sal e pimenta do reino

Preparo:

1. Aqueça uma wok ou frigideira grande e coloque as sementes de cominho
2. Após um minuto adicione as folhas de espinafre, a pimenta picadinha, sal e a água. Mexa sempre até que as folhas murchem um pouco. Desligue o fogo.
3. Numa frigideira com o óleo deixe a cebola dourar e em seguida acrescente o gengibre e o feno grego. Junte então o purê de tomate, tampe e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos em fogo brando.
4. Desligue o fogo e acrescente o espinafre e a ricota. Misture bem e tempere com sal e pimenta do reino.

Finalização:

1. Pré-aqueça o forno a 180º Celcius.
2. Bata o ovo com o creme de leite e pincele bem os vol-au-vents. Asse-os até dourarem.
3. Recheie-os com o espinafre e sirva-os quentes.

Um comentário:

  1. Tive o prazer de provar este petisco, é sensacional.......O sabor do espinafre é de uma originalidade impar, nunca provei nada igual.

    ResponderExcluir