Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

sábado, 23 de maio de 2009

Casquinhas de siri com perfumes da Índia






















Nossa última receita foi a moqueca de peixe, típicamente brasileira e apreciada internacionalmente. Que tal servir como entrada casquinhas de siri com um toque indiano? Para tanto, retiramos o dendê e acrescentamos gengibre, coentro em pó e chilly powder. As pungências dos temperos harmonizam-se deliciosamente com o adocicado da carne de siri. Se você estiver disposto a investir um pouco mais nessa entrada, use a variedade conhecida como "King Crab." As casquinhas são deliciosas! Vamos à receita...

Casquinhas de siri com perfumes da Índia

Ingredientes:

100 gr de castanha de caju triturada
4 fatias moídas e ligeiramente tostadas de pão de fôrma branco
50 gr de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de cúrcuma
1/4 de colher de chá de coentro em pó
1/4 de colher de chá de chilly powder
2 folhas de louro
1 pedaço de 2 cm de gengibre picadinho
1 pimenta dedo-de-moça sem semente, picadinha
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
3 tomates sem pele e sem sementes, em cubinhos
2 colheres de sopa de salsinha picadinha
4 colheres de sopa de coentro fresco picadinho
3 colheres de sopa de azeite
200 ml de leite de coco
400 gr de carne de siri
Sal e pimenta do reino

Preparo:

1. Numa panela coloque o azeite a cebola e o alho. Deixe-os dourar e acrescente a seguir o gengibre e a pimenta dedo-de-moça.
2. Adicione os tomates picados, o chilly powder, a cúrcuma, o sal e a pimenta do reino e refogue por cerca de 10 minutos em fogo baixo, com a panela tampada.
3. Acrescente a seguir a carne de siri, mexa bem por cerca de 5 minutos.
4. Junte metade da farinha de pão e metade da castanha de caju. Mexa bem.
5. Despeje o leite de coco e, sempre mexendo, deixe reduzir até formar um creme.
6. Some o coentro e o cheiro verde picados.

Montagem:

Em cascas de vieira, coloque uma farta porção do creme de siri. Sobre cada porção espalhe um pouco de farinha de pão e castanha de caju, e queijo parmesão ralado.
Coloque em forno pré-aquecido a 180 graus Celsius até dourarem ligeiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário