Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

terça-feira, 19 de maio de 2009

Moqueca de Peixe

Apesar do tema do Curry com Ginga ser a fusão de sabores indianos e brasileiros, algumas coisas são perfeitas do jeito que são. Esta receita de moqueca de peixe, por exemplo, feita com postas de bacalhau fresco, é da Maria Luiza e  faz sucesso internacional. Alterações para torná-la mais indiana seria, no mínimo, um pecado e também um pouco fútil já que tantos dos ingredientes usados aqui como o leite de coco, o coentro e a pimenta dedo-de-moça, são tradicionais da Índia também. Alias, diga-se de passagem, quando eu, que moro na Escócia, preparo esta moqueca, meus amigos invariavelmente chamam-a de "Brazilian fish curry" apesar de meus protestos. De qualquer forma, dado o sucesso que esta moqueca/brazilian fish curry faz cada vez que eu ou a Maria Luiza a preparamos, resolvemos dividir a receita com vocês. Espero que gostem!

Moqueca de Peixe 
(4 pessoas)

Ingredientes:

4 postas de bacalhau fresco
2 pimentões vermelhos, cortados em rodelas
2 pimentões verdes, cortados em rodelas
6 tomates, cortados em rodelas
2 cebolas médias, cortadas em rodelas
2 colheres de sopa de extrato de tomate
200 ml de leite de coco
1 punhado de coentro fresco, grosseiramente picado
2 punhados de salsinha, grosseiramente picada
2 pimentas dedo-de-moça, sem sementes, picadas
1 dente de alho
Suco de meio limão
Sal grosso e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva
Algumas folhas de louro
100 ml de água 

Modo de preparo:

1. Limpe e seque as postas de bacalhau. Em um bowl, prepare uma marinada com o suco de limão, o alho, uma pitada de sal, uma de pimenta e um pouco de azeite. Misture bem e cubra cada posta com a marinada. Reserve. 
2. Em uma panela esmaltada e funda (ou em uma wok grande) monte camadas usandos os ingredientes acima na seguinte ordem:
i. azeite
ii. tomate
iii. 1 colher de sopa de extrato de tomate
iv. cebola
v. pimentão verde
vi. pimentão vermelho
vii. pimenta dedo-de-moça
viii. salsinha
ix. uma folha de louro
x. o bacalhau
xi. sal, pimenta do reino.
xii. Repita novamente os passos i-ix usando o restante dos ingredientes. 
3. Adicione 100 ml de água à panela ou wok e leve ao fogo alto até que a água comece a ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando até que os legumes estejam macios. 
4. Aumente o fogo e, se necessário, deixe a moqueca reduzir. Quando o molho estiver reduzido, junte o leite de coco e tempere com sal e pimenta à gosto. Tire a moqueca do fogo e decore com o coentro picado. Na foto acima, servimos uma farofa e arroz como acompanhamento. 

Dicas:

Se sobrar muito molho não tem problema. Cozinhe uma porção de grão-de-bico e junte-os ao molho. Além de ficar uma delícia, você estará preparando quase que um típico curry indiano vegetariano. E assim não fugimos muito do tema Curry com Ginga. Aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário