Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sanduiche de pimentão e mozarella


A comida indiana, apesar de deliciosa, não é, normalmente, de preparo rápido. As samosas, o biryiani de cordeiro ou até a mandioquinha Bombay (cujas receitas podem ser encontradas aqui no blog), por exemplo, são pratos demorados que requerem paciência e tempo. Nós do Curry com Ginga, no entanto, sabemos que às vezes o que queremos é uma refeição rápida. O sanduiche de pimentão descrito abaixo é saborosíssimo, original, e super fácil de preparar. Aproveite!

Sanduiche de pimentão e mozarella

Ingredientes:

1 pão naan
3 pimentões médios pelados e picados e fatiados em tiras (um verde, um amarelo, um vermelho)
1 dente de alho picadinho
Mozarella de buffalo fatiada
1 pitada de oregano
1 colher de sopa de azeite
Umas gotas de suco de limão
Sal e pimenta a gosto

Preparo:

1. Pre-aqueça o forno a 250 graus Celcius. 
2. Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure o alho.
3. Junte o pimentão e refogue com os temperos sujeridos acima até que fique bem macio e abssorve o sabor dos temperos. 
3. Umedeça um pão naan com uma quantidade mínima de água e asse-o no forno por 2 minutos. 
4. Para montar o sanduiche cubra metade do pão com parte dos pimentões, refogue rapidamente (para não derreter) a mozarella na frigideira para que o queijo absorva os temperos que sobraram na panela, cubra os pimentões com o queijo refogado e dobre o pão para formar um sanduiche. 

Dicas:

Se você não gosta de pimentão, não tem problema! O naan fica delicioso em qualquer sanduiche. Já testamos e confirmamos que, por exemplo, um beirute feito com pão naan fica sensacional. Também recomendamos outros recheios, como por exemplo, uma pasta de atum bem apimentadinha, uma carne louca bem gostosa ou um frango desfiado com uma salada bem temperada. Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário