Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Pão Naan

Também servimos no nosso almoço, de algumas semanas atrás, um pão naan como acompanhamento. Esse pão, tipicamente indiano, lembra o pão sírio e combina deliciosamente bem com pratos como o byriani de cordeiro que servimos, assim como com curries diversos.







Pão Naan
(3 unidades)

Ingredientes: 

225 gr de farinha
1 pitada de sal
15 gr fermento biológico fresco
60 ml leite morno
15 ml óleo vegetal
30 ml de iogurte natural 
1 ovo
50 gr de manteiga derretida para pincelar
1 colher de sopa de coentro fresco picado

Preparo:

1. Peneire a farinha e o sal e reserve. 
2. Em um outro recipiente, junte o leite e o fermento e deixe a mistura descansar por cerca de 15 minutos.  
3. Junte o óleo, o iogurte, o ovo e a mistura de leite e fermento à farinha e, usando as mãos, trabalhe a massa até que ela se tornar macia e homogenea. Adicione um pouco de água à massa se esta estiver muito seca. 
4. Coloque a massa em uma superfice limpa, solvando-a por no mínimo 10 minutos e, a seguir, deixe-a descansar em um bowl coberto,  num local morno por aproximadamente 1 hora (ou até que a massa dobre de tamanho). 
4. Pré-aqueça o forno à temperatura máxima. 
5. Retire a massa do bowl e solve-a por mais 2-5 minutos. 
6. Divida a massa em três partes iguais e abra cada pedaço formando um formato de lágrima com mais ou menos 0.5 cm de espessura. Deixe os pães descansarem por mais meia hora. 
7. Polvilhe por cima o coentro picado e asse os pães no formo por aproximadamente 4 minutos ou até que a massa cresca e estufe. 
8. Para terminar de dourar o pão, grelhe cada um individualmente em uma frigideira já quente e untada em fogo alto. 
9. Pincele os pães com a manteiga derretida e sirva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário