Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

terça-feira, 17 de março de 2009

Bolinho de arroz basmati


Foi pensando em comidinhas de boteco (veja o post sobre samosinhas abaixo) que resolvemos criar esse bolinho de arroz inspirado nas cores e sabores da Índia. Trocamos o nosso arroz pelo indiano -- o basmati* --  e demos vida aos bolinhos (aqui bem amarelinhos por causa da curcuma) com sementes de cominho e coentro. E, porque por aqui gostamos mesmo é de mesclar culínarias, recheamos os nossos bolinhos com queijo de minas fresco. Dá para imaginar um bolinho de arroz com mais ginga do que esse? Experimente e nos diga!

Bolinho de arroz basmati
(aproximadamente 30 unidades)

Ingredientes:

2 xícaras de arroz basmati
4 xícaras de água
2 folhas de louro
1 colher de chá de manteiga
1 colher de chá de curcuma
2 ovos
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de cebolinha picada
1/2 xícara de salsinha picada
1/2 colher de chá de sementes de cominho moidas
1 colher de chá de sementes de coentro moidas
1 colher de chá de pimenta branca moida
4 colheres de sopa de farinha de rosca
1/4 de colher de chá de fermento
cubinhos de queijo de minas fresco
Sal a gosto
óleo de girasol para fritar

Preparo:

1. Lave o arroz com água fria, escorra-o e deixe-o de molho em um recipiente com 2 xícaras de água por no mínimo 10 minutos.
2. Ferva o restante da água em uma panela funda. Quando a água estiver fervendo, adicione a manteiga, sal, as folhas de louro e a curcuma. Junte em seguida o arroz. Quando o arroz estiver mácio (o arroz cozinhara em mais ou menos 4-5 minutos), escorra-o se ainda haver água na panela, retire as folhas de louro e reserve-o. 
2. Em um bowl, junte o restante dos ingredientes (fora o queijo minas) e à seguir o arroz e misture tudo muito bem. 
3. Usando essa mistura, prepare bolinhas e recheie cada uma com um cubinho de queijo minas. 
4. Frite as bolinhas em óleo quente até dourarem. 

Dicas:

* O arroz basmati, usado tradicionalmente na cozinha indiana, pode ser achado em supermercados em São Paulo. De grão mais longo e sabor suave, o arroz basmati é especialmente aromático e soltinho. Perfeito para os nossos bolinhos de arroz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário