Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

sexta-feira, 6 de março de 2009

Garam masala

Masala, na Índia, quer dizer uma mistura de especiarias que se transformam em um tempero. Usado no preparo de curries (que significam ensopados) e outros pratos, os masalas (como o garam masala) fazem parte dos ingredientes fundamentais para o preparo de comidas indianas. Aqui no Curry com Ginga vamos usar frequentemente o garam masala (que quer dizer um tempero que aquece), e, portanto resolvemos colocar aqui a receita para quem quiser prepará-la em casa. Para quem não tiver tempo ou ânimo, damos a dica de que o tempero é comercializado no Brasil pela Bombay Spices & Herbs. 

Garam Masala:

Ingredientes:

6 gr de canela
6 gr de cravo
6 gr de pimenta preta
2 gr de sementes de cardamomo
1 folha de louro
3 gr de sementes de coentro
3 gr de sementes de cominho

Preparo:

1. Numa frigideira, aqueça todas as sementes, o cravo e a pimenta até estarem ligeiramente tostados. 
2. Em seguida, em um processador (ou com um pilão) moa todas as sementes e depois o resto dos ingredientes. 
3. Guarde seu masala em um recipiente bem fechado e mantenha-o na geladeira. O tempero durará aproximadamente 6 meses. 

Dica:
Quando na Índia se prepara o garam masala, é comum cada cozinheiro/a adicionar temperos de sua escolha. Então, se tiver gostado dessa receita, porque não tentar uma versão própria? Que tal, por exemplo, com sementes de erva-doce?

Nenhum comentário:

Postar um comentário