Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

quinta-feira, 12 de março de 2009

Salada de beterraba apimentada

Aqui, no Curry com Ginga, adoramos beterrabas. Afinal de contas, além de serem super nutritivas (são uma fonte natural de vitamina C, A, potássio, ferro e fibras) elas são deliciosas e enfeitam qualquer prato. Se você também é fã da beterraba, experimente essa salada levemente apimentada que além de versátil é uma ótima pedida nesse verão.

Salada de beterraba apimentada:
(4 pessoas)

Ingredientes:

600 gr de beterrabas cozidas, peladas, e cortadas em cubos
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho bem picado
1 colher de chá de gengibre picado
1 colher de chá de semente de cominho
1 colher de chá de semente de coentro
1 colher de chá de pimenta calabresa em flocos
100 ml de leite de coco
1/4 de colher de chá de sementes de cardamomo moídas
suco e raspas de um limão
coentro fresco grosseiramente picado
sal grosso e pimenta a gosto
folhas de baby rúcula e agrião (opcional)

Preparo:

1. Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue o alho, o gengibre, as sementes de cominho, as sementes de coentro e a pimenta calabresa por aproximadamente 2 minutos.
2. Adicione a beterraba, o leite de coco, o cardamomo e as raspas e suco de limão e deixe cozinhar por aproximadamente 3 minutos.
3. Transfira a beterrabas para um recipiente limpo, adicione o coentro, e tempere a salada com sal e pimenta a gosto.
4. Sirva a beterraba a seguir, ou, como uma outra opção e deliciosa opção, deixe-a esfriar, escorra o excesso dos líquidos , e sirva-a com folhas de baby rúcula e agrião temperadas com um fio de azeite e vinagre balsâmico.

Dica:
A beterraba ficará ainda mais saborosa se deixada para marinar de um dia para o outro. Portanto, se você decidir servir a beterraba fria com as folhas verdes, prepare a beterraba no dia anterior e somente no dia do uso escorra os líquidos em excesso.

3 comentários:

  1. Teu blog me foi indicado por um amigo teu no cybercook. Adoro culinária indiana, virarei assídua!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário! Visitei o seu blog e o achei demais! Vou virar seguidora já!

    ResponderExcluir
  3. Testei essa receita e a beterraba ficou muito boa. Até quem não é muita fã de beterraba aqui em casa gostou. Foi a minha primeira experiência com a semente de coentro e o seu sabor é mais suave que da folha e combinado com o restante dos temperos é maravilhoso, detalhe importante é que eu não sou uma grande apreciadora de coentro.

    ResponderExcluir