Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

sexta-feira, 6 de março de 2009

Frango tandoori

Nesse fim de semana, quem estiver afim de churrasco não deve deixar de experimentar essa receita de frango tandoori que não só é saborossísima mas também facílima de preparar. O frango tandoori é um prato tradicional indiano preparado em um forno de argila (tadoor em indiano) e que consiste de coxas de frango sem pele marinadas em iogurte e especiarias. Porque a temperatura dentro do tandoor chega a atingir aproximadamente 500 graus Celcius, o frango cozinha rapidamente e fica deliciosamente macio. Já que nós brasileiros não temos tandooris em casa, uma boa alternativa é preparar o frango na churrasqueira. Para quem não tiver churrasqueira, vale também assar o frango no forno. Seja como for, essa receita é imperdível. 

Frango tandoori

Ingredientes:

4-6 coxas com sobrecoxa de frango sem pele
300 ml de iogurte natural
1 colher de chá de gengibre ralado
2 dentes de alho esmagados
1 colher de chá de garam masala (veja o post com a receita acima)
2 colheres de chá de coentro em pó
1/2 colher de chá de cominho em pó
1/4 de colher de chá de curcuma
1 colher de sopa de paprika picante (ou mais se preferir o frango mais picante)
1/2 colher de sopa de colorífico (vendido como colorau e que na verdade é nosso urucum)
4 colheres de sopa de suco de limão
Sal e pimenta a gosto

Preparo:

1. Limpe o frango, tempere com sal e pimenta, e faça cortes em cada coxa para que o frango absorva melhor a marinada. 
2. Em uma tigela, misture todos os outros ingredientes. Tempere com sal e adicione o frango a essa mistura. Se possível, deixe o frango marinando no dia anterior ao seu preparo. Se isso não for possível, deixe-o marinando por no mínimo uma hora. 
3. Asse o frango na churrasqueira ou no forno pré-aquecido a 200 graus Celcius por volta de 20 minutos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário