Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

sexta-feira, 6 de março de 2009

Mandioquinha Bombay

Se você estiver no Reino Unido, poderá encontrar nos supermercados pacotinhos com os temperos secos usados no preparo de "Bombay Potatoes", que são batatas preparadas com tomates e especiarias. Os britânicos, após séculos de dominação da Índia, levaram para casa o gosto pelos sabores orientais. Encontramos poucas referências para podermos, categoricamente, afirmar que as "Bombay Potatoes" pertencem à cultura indiana. De qualquer forma, o uso da mandioquinha em substituição às batatas, nos dá um resultado de cores e sabores brasileiros e indianos. 
Experimente e comente! Elas ficam deliciosas acompanhando um rosbife suculento. 

Mandioquinha Bombay

Ingredientes:

2 colheres de chá de óleo vegetal
500 gr de mandioquinha descascada, cortada em cubinhos e levemente cozidas em água e sal
1 folha de louro
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 pedaço de aproximadamente 2 cm de gengibre ralado
1 cebola média picada
1/2 colher de chá de curcuma
1 colher de chá de coentro em pó
1/2 colher de cha de "chille powder" *
Sal a gosto
1 colher de chá de suco de limão
1 colher de sopa de coentro fresco picado
1 dente de alho picado
250 gr de tomates cereja em fatias
1/2 colher de chá de extrato de tomate
1/4 de pimenta dedo de moça, sem sementes, bem picadinha
1/2  xícara de chá de água

Preparo:

1. Aqueça o óleo numa frigideira funda e adicione a folha de louro e as sementes de mostarda. Dica: tampe a frigideira ou as sementes saltarão para fora. Esse processo libera os aromas da mostarda e do louro. 
2. Adicione o gengibre, a cebola e o alho. Deixe'os fritar até que a cebola esteja dourada. 
3. Adicione todos os temperos em pó. 
4. Adicione os tomates picados, o extrato de tomate e a mandioquinha. Coloque a água e mexendo de quando em quanto espere até que a mandioquinha acabe de cozinhar. 
5. Quando o molho estiver reduzido adicione o coentro, enfeite com os mini pedacinhos de pimenta e sirva quente. 

* O chille powder usado aqui é aquela comercializado pela Bombay Spices & Herbs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário