Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

domingo, 15 de março de 2009

Chutney de caqui

A partir da segunda metade do século XIX, com as restrições ao tráfico, os governantes do Brasil deram-se conta de que um enorme problema se anunciava: como manter a produção agrícola sem escravos? O país era essencialmente exportador de matérias primas (açúcar, café), e sua produção dependia do trabalho escravo. Tentando solucionar a questão, acabou por optar-se por uma política de incentivo às imigrações. Para cá vieram imigrantes europeus e asiáticos. A imigração japonesa tem seu marco com a chegada do navio Kasato Maru em 1908. Hoje em dia, graças a esses primeiros imigrantes, podemos apreciar as excelências da culinária japonesa bem como deliciarmo-nos com nosso outonal caqui, também chamado diospiro em Portugal.
O termo chutney vem da palavra chaat-na que, em indiano, quer dizer lamber - ou seja, um chutney é algo tão bom que nos faz lamber os dedos. Os colonizadores ingleses, que  por sinal adoram, até hoje, a culinária indiana transformaram-na em chutney. Ao pensarmos em chutney, muitas vezes, assumimos o nome como um sinônimo de uma condimentada geléia de manga. Porém é bom esclarecer que existem muitos chutneys que são fresquíssimos, isto é, são uma mistura de ingredientes (ervas, etc..) crus e que devem ser feitos e consumidos imediatamente. Chutney não quer dizer geléia condimentada...Apesar de poder também ser!
Nós, no Curry com Ginga, testamos e aprovamos esse chutney global: nossa outonal fruta, proveniente da China e que nos chegou por meio da imigração japonesa, preparada com uma técnica indiana para a elaboração de uma geléia que é chamada de chutney pelos ingleses. UFA!!! Isso é globalização!!! Aproveitem e comentem!

Chutney de caqui

Ingredientes:

6 caquis maduros sem pele e picadinhos*
1 colher de sopa de óleo
1 pimenta malagueta seca
2 grãos de pimenta do reino
1 pitadinha de semente de cominho
1 pitadinha de semente de mostarda
1 pitadinha de semente de cebola (também conhecido como nigela)
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de açúcar mascavo
¼ de colher de chá de páprica picante
suco de um limão
1 colher de chá de castanhas de caju torradas e picadas

Preparo:

1. Aqueça o óleo, em uma frigideira antiaderente, em fogo brando. A seguir coloque as pimentas, o cominho, a mostarda e a nigela.
2. Sempre mexendo aguarde cerca de 3 minutos para a liberação de sabores e perfumes.
3. Então adicione o sal, o açúcar, a páprica e o suco de limão. Ferva por alguns segundos.
4. Coloque na frigideira 2/3 dos caqui picadinhos, mexa por cerca de 5 minutos e teste o sal.
5. Salpique, antes de servir, cebolinha fresca picadinha e a castanha de caju.
6. Deixe esfriar um pouco e em seguida coloque o restante do caqui. Este é um chutney que, apesar de muito saboroso, é também extremamente delicado. Fica divino ao lado de um peixe!

Dicas: 

*Para retirar a pele dos caquis coloque-os, com o cabinho, em água fervente por alguns segundos e a seguir mergulhe-os em água gelada. 

Um comentário:

  1. Amei... adoro cozinhar e adoro novidades. Vocês apresentam receitas reais e não coisas que a gente nunca ouviu falar, não sabe o gosto e nem onde encontrar! Sou frequentadora de blogs culinários e o de vocês é original e dá para experimentar

    ResponderExcluir