Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

quarta-feira, 4 de março de 2009

Sopa de pepino com feno grego

Uma sopa gelada é uma boa pedida para os dias quentes de verão. Seja como prato principal, dependendo do apetite, seja como uma fantástica entrada. Apresentamos a vocês uma sopa de pepino que se destingue pelo uso do feno grego, ingrediente muito comum na culinária indiana. O feno grego é nativo na Índia e no sul da Europa e podemos utilizar suas folhas ou suas sementes moídas. Ele possui um sabor amargo-doce que encanta e nos leva a viajar pelo imaginário da gastronomia do oriente. 
Experimente nossa sopa gelada, levíssima, nutritiva e que mostra bem o espírito do nosso blog. Você pode prepará-la em cinco minutos!

Sopa de pepino com feno grego
(2 pessoas)

Ingredientes:

350 ml de caldo de legumes ou galinha
1 pepino médio descascado e cortado em cubos grandes
1 pote (200gr) de iogurte natural
1/4 de colher de chá de feno grego em pó*
1/4 de colher de chá de "chille powder" **
2 colheres de sopa de folhas de hortelã
sal a gosto
2 ramos de hortelã para decorar

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque na geladeira para gelar. 
Sirva gelada, e enfeite com os ramos de hortelã. Se quiser acompanhe-a com torradas de pão sírio. 

* Encontra-se o feno grego em empórios especializados em produtos orientais e é também comercializado pela Bombay Spices. 
** É comum o uso, nos pratos da culinária indiana, o chilli powder, pimenta malagueta seca e moída. Usamos aqui uma versão "mexicana" oferecida pela Bombay Herbs & Spices

Nenhum comentário:

Postar um comentário