Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

quinta-feira, 5 de março de 2009

Beijinho de coco com cardamomo

"Que beijinho doce/ Foi ela quem trouxe/ De longe prá mim/ Se me abraça apertado/ Suspira dobrado/ Que amor sem fim." 
Nhô Pai

Aqui no Curry com Ginga não podia faltar uma versão desse docinho cujo ingrediente principal, o coco, é tão usado na cozinha brasileira quanto na indiana. Na nossa interpretação (inspirada nos doces de lá) o beijinho vem temperado de cardamomo moído. Original do sul da Índia, o cardamomo traz um leve aroma de eucalipto e lima aos alimentos e é usado no preparo tanto de pratos salgados como doces. Na nossa receita, o cardamomo dá um toque especial aos beijinhos sem alterar demais o sabor original desse docinho típico brasileiro. 

Beijinho de coco com cardamomo
(Rende aproximadamente 30 unidades)

Ingredientes:

600 gr de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
4 colheres de sopa de leite de coco
2 colheres de sopa de coco seco ralado
1/4 de colher de chá de cardamomo moído*

Preparo:

Em uma panela, aqueça o leite condensado, o leite de coco, a manteiga e o cardamomo moído em fogo baixo. Mexendo sempre, espere a mistura espessar. Quando o doce estiver desgrudando do fundo da panela, desligue o fogo e misture o coco ralado. 
Espere a mistura esfriar e enrole os beijinhos, passando-os em coco ralado seco. 

* Não compre o cardamomo já em pó. Moa o cardamomo em casa com um pilão e descarte a casca ou reserve-a para decorar os beijinhos depois. 

Um comentário: