Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

terça-feira, 17 de março de 2009

Mix de temperos


Mix de temperos

Ingredientes:

1 pedaço com cerca de 4 cm de gengibre
4 dentes de alhos assados* ( o assado é opcional, como eu - Maria Luiza - tenho problemas com a digestão do alho, apesar de adorá-lo, ao assarmos o alho preservamos o sabor e facilitamos a digestão)
2 pimentas verdes sem sementes e picadinhas
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes e picadinha
¼ de noz moscada grosseiramente picada
¼ de colher de chá de canela em pó
¼ de colher de chá de sementes de coentro
¼ de colher de chá de sementes de mostarda
¼ de colher de chá de sementes de cominho
½ colher de chá de colorífico
½ colher de chá de curcuma
4 folhas de louro picadas
10 folhas de curry picadas
Azeite, o quanto baste, ou cerca de uma xícara de chá.

Preparo:

1.Coloque todos os ingredientes secos numa frigideira em fogo brando e sem óleo, aguarde, mexendo sempre até sentir a liberação dos aromas
2. Em um processador, ou liquidificador, coloque todos os ingredientes, inclusive os da “tostados” da frigideira. Bata por cerca de dois minutos
3. Vá adicionando o azeite aos pouquinhos para obter uma pasta.

Dicas: 
Alhos assados são deliciosos!!! Passe-os, com casca, em um pouquinho de azeite e os coloque em uma assadeira, em forno forte, até dourarem. Esmague-os e curta essa polpa doce e condimentada.

2 comentários:

  1. FOLHAS DE CURRY?

    ADOREI A RECEITA.... MAS NÃO CONHEÇO ESSAS FOLHAS...

    POR FAVOR, SE ALGUÉM SOUBER...

    OBRIGADA


    MARIA LUIZA

    ResponderExcluir
  2. Xará,

    Sim, folhas de curry. Passo para você um link para que possa se informar melhor a respeito deste arbusto cujas folhas são bastante utilizadas na culinária indiana: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Curry_Tree.

    ResponderExcluir