Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

sábado, 7 de março de 2009

Pão de queijo especial









Pães de queijo... Com um bom café, pode ser degustado puro ou recheado com geléias, queijos, ou até requeijão. Desavergonhadamente partido ao meio e repleto de manteiga, ele antecede as fumegantes carnes vindas da grelha. Não importa como você o prefere, ele é um presente de Minas Gerais. A essência de nossa receita nos foi passada por uma mineiríssima funcionária-amiga de um hotel em Tiradentes, (MG) - cidade e hotel paradisíacos. Aqui, fizemos uma deliciosa versão oriental que é uma boa opção para entreter seus convidados antes do churrasco-tandoori. Experimente, comente e critique!

Pão de queijo especial

(aproximadamente 40 pãezinhos)

Ingredientes:

300 gr de polvilho doce
1/2 colher de sopa de sal
80 ml de óleo + uma colherinha de café de manteiga noisette
125 ml de leite
125 ml de água
1/4 de um queijo meia cura ralado
2 ovos
½ colher de chá de garam masala ou de um bom curry ( atenção os sabores serão diferentes)

Preparo:

1. Coloque o polvilho em uma bacia grande.
2. Misture o sal e o garam masala ou curry.
3. Em uma panela coloque para ferver o leite, o óleo e a água.Já fora do fogo acrescente a manteiga.
4. Despeje essa mistura de líquidos ferventes aos ingredientes secos da bacia.
5. Mexa por cerca de dez minutos (se você tiver uma bateteira semiprofissional pode usá-la).
6. Quando já estiver morno adicione o queijo e os ovos batidos. Novamente, trabalhar a massa é essencial, você estará liberando o amido do polvilho. Quando ela não mais se grudar em suas mãos, deixe a massa repousar por uma hora.
7. Faça bolinhas e coloque-as em forma untada.
8. Leve-as ao forno pré-aquecido a 180 graus Celsius por cerca de 30 minutos.

Dica:
Os pães de queijo crus podem ser congelados! Faça as bolinhas e as coloque em uma assadeira no freezer, quando estiverem congeladas armazene-as em um saco plástico com vedação.
Importantíssimo: pão de queijo requentado é muito ruim!!! Ao serem assados devem ser imediatamente consumidos.

2 comentários: