Bem-vindos!

"....Novos mundos ao mundo irão mostrando".
Os Lusíadas, Canto 2-45
Luís de Camões

Foi no ano de 1500 que uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, parte do Tejo para fincar a bandeira de Portugal em terras do novo mundo, e, a seguir navegar para a Índia, repleta de riquezas e de uma cultura milenar. As frágeis caravelas portuguesas são responsáveis por um ir e vir de um sem número de produtos. Recebemos doces mangas, enviamos pungentes malaguetas. Da Índia veio nosso gado e para lá enviamos nosso caju.

Hoje, apesar das manifestações de caráter nacionalista, acreditamos que além das especificidades de costumes, é por meio da harmonia entre as culturas que construiremos novos paradigmas de convivência. Obviamente, nenhum ser existe sem alimento. Frente à diversidade oferecida pela mãe-natureza escolhemos produtos e optamos por uma forma de manuseio ou preparo. Estamos assim manifestando a cultura à qual pertencemos. 

A culinária brasileira, bem como a indiana está repleta de pimentas, cocos, cravos, canelas, coentros, castanhas de caju. Nossas comidas de cores vibrantes, exalam perfumes sedutors. Que tal amalgamar essas duas culinárias, essas duas culturas? Deixemo-nos viajar, não mais em caravelas, mas através da culinária, para mostrarmos novos mundos ao mundo! 

Nasce assim nosso blog. Curry com Ginga: um blog com receitas, histórias, dicas e harmonia. 

sexta-feira, 13 de março de 2009

Samosinhas

Nós do Curry com Ginga amamos um bom boteco. Da atmosfera descontraída aos chopes gelados ou caipirinhas, não há nada melhor do que passar um sábado a noite num barzinho gostoso com os amigos. E foi pensando nessa tradição brasileira que resolvemos trazer a vocês uma receita inusitada : samosinhas recheadas com palmito ou batatas. Inspiradas nas samosas indianas, (que lembram distantemente rolinhos primavera ou talvez os nossos pastéis) as nossas samosinhas são uma inovação na clássica "comidinha de boteco" e um acompanhamento ideal para muitas conversas.

Samosinhas
(rende aproximadamente 36 samosinhas
)

Ingredientes:

Massa filo (compre-a pronta)
Papel manteiga
Manteiga clarificada
2 pedaços de palmito em conserva bem picadinhos
2 batatas picadinhas
50 gr de ervilhas frescas
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
125ml de leite
1 limão
1 cebola picadinha
2 folhas de louro
1 colher de chá de sementes de cominho grosseiramente amassadas
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes e bem picadinhas
¼ de colher de chá de sementes de mostarda grosseiramente amassadas
¼ de colher de chá de sementes de coentro grosseiramente amassadas
2 colheres de sopa de coentro fresco picadinho
1 colher de sopa de hortelã picada
1 colher de sopa de cebolinha verde picada
sal e pimenta do reino

Preparo:

Em primeiro lugar faremos os dois recheios.

Recheio de Palmito
1. Coloque numa panela uma colher de sopa de manteiga clarificada, metade da cebola picadinha e as folhas de louro. Tampe-a e deixe-a em fogo baixo até as cebolas estarem transparentes.
2. Coloque a seguir a farinha de trigo, e mexa até que comece a dourar.
3. Mexendo sempre, adicione o leite aos poucos à mistura. Você deve obter um creme bem espesso.
4. Adicione o palmito bem picadinho e tempere com sal e pimenta do reino. Retire do fogo e reserve.

Recheio de Batatas
1. Cozinhe as batatas em água e sal até que fiquem bem macias. Escorra-as.
2. Cozinhe as ervilhas em água e sal. Escorra-as.
3. Em uma frigideira, doure o restante das cebolas em uma colher de manteiga clarificada.
4. Numa vasilha coloque as batatas, ervilhas, a cebola dourada, 3 colheres de sopa de suco de limão, as especiarias e os temperos picadinhos. Tempere com sal e mexa bem para que todos os temperos se mesclem.

Preparando as samosinhas:

1. Seguindo o processo que se vê no vídeo abaixo, enrole as samosinhas em faixas de massa filo, com aproximadamente 4 cm x 13 cm. 
2. Coloque cada samosinha em uma assadeira untada com manteiga, pincele-as com manteiga derretida e asse-as no forno pré-aquecido a 180 graus Celsius por cerca de 15-20 minutos até que estejam douradas. 


Um comentário: